quarta-feira, 29 de abril de 2009

Biografia de Ronaldo Luis Nazário de Lima

Nascido no pobre bairro de Bento Ribeiro, no Rio de Janeiro, Ronaldo Luis Nazario de Lima provavelmente não pensaria que um dia seria chamado de Ronaldo, O Fenômeno. Mas rapidamente seu talento desabrochou e o mais jovem de três irmãos ganhou fama internacional.
Ronaldo começou jogando futsal com pouca idade em pequenos clubes no Rio de Janeiro. O jogo rápido em uma quadra pequena ajudou a desenvolver uma técnica e controle de bola como nenhum outro. Logo, Ronaldo fez a mudança para o gramado, jogando nas categorias de base do São Cristóvão, um pequeno clube da cidade.

Em 1993, com 16 anos, ele assinou o seu primeiro contrato profissional, com o Cruzeiro. Com 59 partidas disputadas pelo clube mineiro, Ronaldo marcou 57 gols. Suas duas partidas mais impressionantes foram contra o Bahia, na qual marcou 5 dos 6 gols de seu time na goleada por 6 a 1, e quando marcou três gols contra o rival Atlético-MG.
Tantas grandes atuações deram ao jogador de 17 anos a vaga de mais jovem atleta integrante da seleção nacional que ganhou a Copa do Mundo de 1994. Ele ficou no banco de reservas durante toda a competição, mas as suas qualidades não foram ignoradas pelos clubes europeus, e logo após a Copa do Mundo ele assinou com o PSV Eindhoven da Holanda.

O sucesso continuou quando Ronaldo marcou 66 gols em 71 partidas, ajudando o PSV a ganhar a Copa da Holanda em 1995. Ronaldo também foi artilheiro do Campeonato Holandês nessa temporada.

Gaviões Da Fiel

Salve o Corinthians,
O campeão dos campeões,
Eternamente dentro dos nossos corações
Salve o Corinthians de tradições e glórias mil
Tu és orgulho
Dos desportistas do Brasil
Teu passado é uma bandeira,
Teu presente, uma lição
Figuras entre os primeiros
Do nosso esporte bretão
Corinthians grande,
Sempre Altaneiro,
És do Brasil
O clube mais brasileiro.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Clube social

Parque São Jorge

Edifício Sede

Trata-se de um prédio de cinco andares totalmente informatizado revestido em mármore onde, está instalada a sede administrativa corintiana. Nele destaca-se o Salão Nobre e o Memorial do Corinthians. Na entrada do prédio está instalada a Loja Todo Poderoso, onde se pode adquirir os produtos do clube.


Inaugurado no dia 28 de janeiro de 2006, o Memorial do Corinthians [53] conta com vários fatos e curiosidades do clube, como todas as taças e lembranças das conquistas, telões que passam os jogos mais importantes e momentos marcantes da história do clube, filmes com os gols e as narrações das conquistas de todos os títulos fotos de equipes corintianas, desde sua fundação em 1910, ano a ano, até os dias atuais, uma réplica de vestiário antigo com objetos reais, como chuteiras, camisetas, etc.
Também possui 42 painéis individuais, em tamanhos naturais, com fotos de jogadores históricos como Roberto Belangero, Luizinho, Teleco, Basílio, Rivelino, Sócrates, Wladimir, Ronaldo, Marcelinhoentre outros, além de caricaturas autografadas e um painel com informações sobre os mesmos.

Ao final, uma sala de cinema, com um vídeo destacando os melhores momentos de quase 100 anos de história do clube.A inauguração contou com celebridades políticas, como o senador Romeu Tuma, o governador José Serra, o ex-governador Geraldo Alckmin, o Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, o presidente do clube na época, Alberto Dualib (que entregou uma camisa do Corinthians ao presidente da República, alem dos antigos ídolos do clube, como Neto e o maior ídolo corintiano eleito pela torcida Marcelinho Carioca.

Capela de São Jorge
A capela foi inaugurada em 26 de Novembro de 1967, mas a idéia da sua construção surgiu em meados de 1956. No dia 23 de abril é realizada a "Festa de São Jorge", que ao longo dos anos vem ganhando um grande número de fiéis. Na capela está uma das imagens de São Jorge talhada à mão, original do Vaticano.


Salão Nobre
Inaugurado em 25 de fevereiro de 2000 durante solenidade de entrega das faixas do time de futebol, campeão mundial de clubes da FIFA, o Salão Nobre possui amplo espaço para a realização de eventos, com acomodação de até 2200 convidados e estacionamento para 800 carros.

Bibliotéca Lido Piccinini
A biblioteca é um dos maiores patrimônio do clube, graças ao jornalista Lido Piccinini, quem doou sua biblioteca particular. A biblioteca reúne, entre outros documentos, inúmeras coleções de livros, artigos e reportagens sobre a história do clube, iniciada em 1910, literatura nacional e internacional, registros de ex-atletas e encadernações de jornais e periódicos esportivos.

Chute inicial
Atualmente, cerca de 20 mil corintianos fazem parte do projeto "Chute Inicial", o qual visa formar crianças tanto esportivamente como socialmente, através de uma rede de franquias totalmente integradas, que adota conceitos modernos e metodologia própria de ensino.

O "Terrão"
O Corinthians sempre se destacou em revelar craques. E não foram poucos em quase 100 anos de história do clube mais popular de São Paulo. Paulo Sérgio, Neto, Ronaldo, Betão, Cris, Dinei, Rosinei, Rubinho, Ewerthon, Gil, Marcelinho Paulista, Viola, Zé Elias, Edu, Anderson, , Sylvinho, Lulinha, Kléber, Fernando Baiano, Dentinho entre outros ficaram famosos e se consagraram nos campos de terra do clube. Em 2008, após um processo de modernização o clube desistiu do campo de terra e substituiu por grama sintética, mas manteve um pequeno campo com terra para treinamentos.

Ginásio
É a maior arena esportiva coberta particular da cidade de São Paulo, com capacidade para 6.834 pessoas confortavelmente sentadas.
Ao longo de sua história recebeu diversos eventos esportivos, entre eles jogos dos tempos áureos do basquete corintiano, com atletas como Rosa Branca, Wlamir Marques e Angelim, destacando a vitória em 1964 por 118 a 109 sobre o Real Madrid CF, então campeão europeu. Foi o primeiro jogo de basquete disputado no Brasil em que os dois times passaram da contagem centenária. Anos depois, grandes do basquete como Magic Paula, Hortência e Oscar, campeão brasileiro pelo Corinthians em 1996, também atuaram ali.No boxe, foi palco de lutas de Éder Jofre e Adilson José Rodrigues, o Maguila. No dia 18 de maio de 1986, reuniu seis mil torcedores no ginásio para acompanhar a revanche contra o argentino Walter Daniel Falconi, ao vivo pela TV Bandeirantes com narração de Luciano do Valle,valendo o título sul-americano dos pesos pesados. Vitória do brasileiro por nocaute, no sétimo assalto.Além do boxe e do basquete, o ginásio do Parque São Jorge foi utilizado por vários outros esportes, como futsal, handebol e vôlei. Além disso, também foi palco de eventos sociais. Chegou a receber mais de 15 mil pessoas em suas arquibancadas na década de 1960.

CePROO

O CePROO - Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira [55], é um centro de reabilitação á jogadores idealizado pelo consultor médico Joaquim Grava construído em 2008 pela administração Andrés Sanchez.O nome é uma homenagem ao ex-médico do Corinthians na década de 70, e atualmente jornalista da TV Bandeirantes.O projeto custou cerca de R$ 1 milhão e contará com aparelhos de de última geração para musculação e fisioterapia, além de piscina, cozinha e vestiários, para atender jogadores do próprio clube e jogadores de outros clubes que estivem dispostos a se tratar no Timão. Na cerimônia, estiveram presentes o homenageado, médico do Timão nos anos 70, o presidente Andrés Sanches, o técnico Mano Menezes, o médico Joaquim Grava e o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Walter Feldman.

Ronaldo foi um dos jogadores que se recuperaram no CePROO.

Não Para, Não Para, Não Para!

Não para, não para, não para
Não para, não para, não para
Não para, não para, não para vai pra cima timão
Não consigo nem dizer, tudo o que sinto
Eu só sei que até morrer, coringão estarei contigo
Por toda sua história, por toda sua tradição
Até o fim da minha vida, te amo timão
Não para, não para, não para
Não para, não para, não para
Não para, não para, não para vai pra cima timão. (3 vezes)

Bando de louco

Aqui tem um bando de loucos
Loucos por ti Corinthians
Aqueles que acham que é pouco
Eu vivo por ti Corinthians
Eu canto até ficar rouco
Eu canto para te empurrar
Vamo, vamo, meu timão
O vamo meu timão
Não para de lutar

A maré tá cheia

A maré tá cheia
Tá, tá ,tá, tá, tá
Cheia de sereia
E o timão querendo golear
Caiu na rede é peixe
Le, lea
O Timão vai golear.

Primeiro Hino do Corithians

Lutar… Lutar…
É nosso lema sempre, para a glória.
Jogar… Jogar…
E conquistar os louros da vitória.
E proclamar nosso pendão.
É alvinegro e sempre há de brilhar.
Lutar, viril

Para a grandeza e glória do Brasil.
CORINTHIANS… CORINTHIANS…
A glória será teu repouso

E nós unidos sempre…
elevaremos teu nome glorioso.


Torcida

O Corinthians é conhecido com Time do Povo, termo que comprova seu grande contingente de torcedores, que alternam das classes mais ricas e principalmente, das classes mais carentes da sociedade. É a maior torcida do
estado de São Paulo e tem uma disputa nacional com o Flamengo pelo posto de maior torcida do Brasil. De acordo com uma série de Institutos de pesquisas, como Ibope e Datafolha, além da Revista Placar, o Timão possui a 2ª maior torcida do Brasil com cerca de 25 milhões de torcedores.

A torcida do Corinthians, apelidada de Fiel, já realizou muitos feitos ao longo da história do clube. Em 1976, durante a semifinal do Campeonato Brasileiro, houve um movimento que ficou conhecido como a "Invasão Corinthiana", quando cerca de 30 mil torcedores do Corinthians deslocaram-se de São Paulo para o Maracanã, o público pagante foi de 146 mil, mais 12 mil não-pagantes. O Fluminense tinha a "Máquina Tricolor", uma das maiores equipes de futebol de todos os tempos. O placar foi 1 x 1 e o Corinthians ganhou nos penaltis.

Uniformes

Temporada 2008/09

Uniforme principal (08/09):
Camisa branca com linhas finas verticais pretas, calção preto e meias brancas.

Uniforme de visitante (08/09): Camisa preta, calção branco e meias pretas
Terceiro Uniforme (08/09): Camisa roxa, calção e meias pretas.


Terceiro Uniforme (08/09): Camisa roxa, calção e meias pretas.

Uniformes dos goleiros

Amarela com detalhes pretos.
Cinza com detalhes pretos.

Uniformes de treino

Camisa cinza, calção preto e meias cinzas.
Camisa branca, calção e meias brancas.
Camisa preta, calção e meias pretas.


História sobre o Mascote e o Hino




Hino oficial- O primeiro hino foi de autoria de Guarani e Pirajá. Porém, o hino escolhido como oficial foi o idealizado pelo radialista
Lauro D'Ávila entre 1951 e 1952 e batizado inicialmente de Campeão dos campeões.


Mascote - Três anos após a sua fundação, em
1913, uma divisão no Campeonato Paulista gera os torneios da APEA e da Liga, onde estavam apenas três clubes: Americano, Gêrmania e Internacional. Por isso, ficaram conhecidos como os 'Três Mosqueteiros'. O Corinthians queria entrar na Liga, mas para isso, precisava vencer o Minas Gerais e o antigo São Paulo. Venceu e se juntou aos demais mosqueteiros, tornando-se um 'D'artagnan'. A partir disso o mosqueteiro se tornou a mascote do clube. Porém, outra versão para a origem da mascote é a de que o jornalista Tomás Mazzoni teria dito, depois de uma vitória do Corinthians sobre o Barracas, que o clube paulistano demonstrou "fibra de mosqueteiro", e o apelido teria ficado.

História do Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista é na atualidade um dos principais clubes desportivos do Brasil. Foi fundado como clube de futebol por um grupo de operários no dia 1º de setembro de 1910, no bairro Bom Retiro, da cidade de São Paulo. Ao longo dos anos o clube se desenvolveu e passou a competir também em outras modalidades, como remo, basquete, natação, vôlei, tênis, taekwondo, futsal, judô, peteca e handebol. Mas as suas principais conquistas e o seu reconhecimento foram alcançados pelo futebol profissional. Foi o primeiro campeão mundial de clubes segundo a FIFA, e o único a conquistar o título em casa, no Brasil, em 2000.Sua torcida, é conhecida como "Fiel" e representa segundo pesquisas a segunda maior quantidade de torcedores de um clube do Brasil O Corinthians foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para pessoas de origem mais humilde, fato que se reflete em alguns de seus apelidos, como clube dos operários ou time do povo.O Sport Club Corinthians Paulista é na atualidade um dos principais clubes desportivos do Brasil. Foi fundado como clube de futebol por um grupo de operários no dia 1º de setembro de 1910, no bairro Bom Retiro, da cidade de São Paulo. Ao longo dos anos o clube se desenvolveu e passou a competir também em outras modalidades, como remo, basquete, natação, vôlei, tênis, taekwondo, futsal, judô, peteca e handebol. Mas as suas principais conquistas e o seu reconhecimento foram alcançados pelo futebol profissional. Foi o primeiro campeão mundial de clubes segundo a FIFA, e o único a conquistar o título em casa, no Brasil, em 2000.Sua torcida, é conhecida como "Fiel" e representa segundo pesquisas a segunda maior quantidade de torcedores de um clube do Brasil O Corinthians foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para pessoas de origem mais humilde, fato que se reflete em alguns de seus apelidos, como clube dos operários ou time do povo.